Alguns Benefícios da Água

Para a maquiagem ficar bonita é importante saber o porquê devemos tomar água.

Está certo que é algo que só temos a nossa disposição somente 1% no planeta inteiro, mas é algo que é essencial para a nossa saúde, pois ela é sinônimo de vida. É uma das maiores preocupações no momento, pois ela não pode acabar.
Então não se esqueça de economizar, mas não quando o assunto for hidratar o seu corpo.
Você é daquelas que não é muito chegada em beber dois litros de água por dia, mas saiba que isso é muito importante e que se eu fosse você eu mudaria de hábitos e mais, mudaria o seu próprio pensamento e que com certeza verá as mudanças.

Batom Intense 250 Coleção de Natal O Boticário, marilene sales, like a make, batom o boticário, rosa, natal

Dentro do nosso organismo a água se dedica a várias atividades importantes. Mas será que bebemos água o suficiente para abastecer o nosso corpo?

Especialistas dizem que tomar 2,0L a 2,5L*¹ (*¹ Dados referentes a pessoas não atletas em condições de clima específicos (temperado) sem atividades penosas) de água por dia é a garantia de que estamos ingerindo a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.

60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamos nos “desidratando” aos poucos.

Mas atenção: Devemos ter o máximo de cuidado com a água que bebemos. Ela deve ser incolor, não apresentar cheiro e nem gosto.
Deve ser fervida ou filtrada e guardada em local tampado e longe de animais domésticos ou produtos químicos.
Quer saber o que é melhor ?! Água não tem nenhuma caloria e faz muito bem à saúde!!!

Quando o corpo seca!

Como sabe, quando se perde mais fluidos do que aqueles que se ingerem e o corpo não tem água suficiente para assegurar as suas funções normais, ou seja, há um desequilíbrio no balanço hídrico, dizemos que o organismo está desidratado, podendo esta situação ser grave ou muito grave.
De facto, sabe-se que é possível sobreviver várias semanas sem ingerir qualquer alimento, mas poucos dias sem beber. No caso da água, no entanto, sabe-se que, em climas moderados, um adulto apenas consegue viver até dez dias sem água e uma criança até cinco dias.
Regra geral, a sede constitui o primeiro sinal de desidratação, mas rapidamente se chega a situações como uma pior performance física e hipovolémia (-3% do peso em água), náuseas, dificuldade em manter a temperatura do corpo estável, dificuldades de concentração e diminuição das capacidades de trabalho (-5% do peso em água).
Num estado de desidratação ainda mais avançado (-10% do peso em água), a desidratação pode provocar fraqueza, espasmos musculares e delírio. Numa perda de cerca de 11% do peso em água, pode haver falha da função renal e com 20% pode mesmo ocorrer morte.
Existem determinadas situações que favorecem a desidratação, como as temperaturas elevadas, a prática de desporto, os ambientes de humidade reduzida, as altitudes elevadas e as situações de diarreia ou vómitos, pelo que perante estas situações deverá aumentar os líquidos ingeridos.

Lembre-se de que a melhor forma de combater a desidratação não é tratar dela, mas prevenir o seu aparecimento!

Algumas dicas para manter o organismo hidratado:

- Beba água ao longo do dia (entre 1,5 a 3 litros, ou seja, mais de oito copos);
- Aumente a ingestão de alimentos e de outros líquidos, que já em si a contêm, como é o caso da fruta, dos legumes, dos iogurtes, do leite e dos sumos;
- Leve água sempre que trabalhar ou participar em eventos no exterior;
- Hidrate-se antes, durante e após a prática de exercício físico;
- Lembre-se que as bebidas alcoólicas desidratam e as bebidas açucaradas não são eficazes para hidratar;
- Ingira mais água nos momentos de maior risco de desidratação;
- Utilizar roupas de cores claras e pouco apertadas nos dias de maior calor.
- Evitar exposições prolongadas ao sol;
- Oferecer água aos idosos e às crianças, várias vezes ao longo do dia.

Sinais de desidratação:

- Urina pouco abundante, com coloração e cheiro intensos;
- Boca e lábios secos;
- Pele áspera e seca;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga;
- Prisão de ventre;
- Dor muscular e articular.

Os benefícios da água para a saúde e beleza

– Tomar água durante as refeições pode trazer ganho de peso.
– A água é a substância mais abundante do corpo humano; é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.
– Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar.
– A água é necessária à formação de todos os tecidos do organismo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.
– A água é com certeza também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia. O resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com a idade.

Eu quando tomo pouca água sinto dor de cabeça e irritação. Aí, eu começo a tomar água aos poucos e constante e com o decorrer do tempo me sinto mais calma e a dor de cabeça some.

Existem outros tantos benefícios para tomarmos água no lugar de refrigerante, mas acho que esses são os principais. Mais para frente eu farei mais matérias sobre esse assunto.

Beijos e aguardem a próxima matéria.

33 Comments on Alguns Benefícios da Água

  1. 21
    Thécia disse:

    Adorei!
    Água é tudo.

    Beijo

  2. 22
    Thais Helene disse:

    Nossa, pra mim é um sacrifício tomar água!! Mas eu preciso, muito pegar o hábito!!

  3. 23

    muito legal a dica parabens

    beijos

  4. 24
    joyce disse:

    indispensável, gostei!

  5. 25
    Michele Diniz disse:

    A aguá é tudo mesmo, eu tenho que criar o abito de beber mais água . Bjs

  6. 26

    [...] para a nossa saúde. Segundo a Dermatologista Izilda Peres Penteado, da Biobella Cosméticos, o hábito de beber água deve ser conservado desde criança, já que uma pele desidratada é sinônimo de pele doente: [...]

  7. 27
    Laysa Oliveira disse:

    Quantos benefícios! hahaa
    Adorei as dicas, sempre bom saber mesmo.

    Beijos

  8. 28

    [...] dica é bem básica: assim como a pele do nosso corpo os lábios também precisam de de hidratação. Então não esqueça de ter sempre um hidratante labial, seja tipo manteiga de cacau, Lip Balm, [...]

  9. 29

    [...] 4ª dica: Se sentir dor nas pernas com frequência aumente a quantidade que você bebe de água por dia. Jesus já tinha dito que a água é fonte de [...]

  10. 30
    Terezinha A.Celestino disse:

    Sempre soube q a água é muito importante para a nossa vida,mas preocupada com os afaseres domésticos acabava esquecendo.Faz um mês que estou bebendo três litros por dia, o resultado é visível.Estou mais bonita,pele bem hidratada,mais disposta,mais magra e muito feliz.Tenho sessenta anos preciso adotar ábitos saudáveis.Abraço e obrigada

17Pingbacks & Trackbacks on Alguns Benefícios da Água