Como ter um cabelo saudável e bonito

“Quem nunca escutou a expressão “o cabelo é a moldura do rosto” ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência. Só que para ter cabelos bonitos e saudáveis é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos.”

Como os cabelos são danificados?
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.

A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.

Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

Brilho

Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável. Sendo que sse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.

Alguns condicionadores que contém agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.

Eletricidade estática

Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.

Força

Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.

Estas proteínas também podem ser usadas para as “pontas duplas”. As “pontas duplas” ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as “pontas duplas”, aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.

Exposição solar

A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Essa oxidação faz com que os cabelos se tornem quebradiços, ressecados e ásperos.

Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um “fotodescoloramento”, deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.

Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores “leave-in” que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

Dicas para o cuidado diário

* Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido….

* Quando for passar o shampoo, primeiro espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda, e não é isso que queremos!

* Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores, caso contrário, por mais que o produto usado seja o melhor que exista, seus cabelos ficaram pesados, sem brilhos e feios.

* Nunca lave os cabelos com água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

* Depois de lavar os cabelos, o ideal é utilizar um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

* Nunca seque o cabelo com secador se ele estiver enxarcado. Primeiro tire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois passe o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Use produtos específicos antes de “aquecer” os cabelos.

* Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil. Se você não tiver como fugir de uma situação com ar condicionado, então você deve formar uma proteção. Como fazer: aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas e beba muita água sempre, estando ou não no ar condicionado.

* Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos, ou você viverea com os cabelos arrepiados.

* Procure se alimentar bem comendo alimentos protéicos – como carnes, leite e ovos – e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), para que haja nutrição no seu couro cabeludo

* Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

* Faça hidração nos cabelos pelo menos de 15 em 15 dias.

* Corte as pontas do cabelo pelo menos de 2 em 2 meses.

Fonte: Yahoo Answer.

6 Comments on Como ter um cabelo saudável e bonito

  1. 1
    Iris disse:

    otima “dica de beleza”.

    • 1.1

      Obrigada Íris, pelo elogio a matéria.

      Mas o seu comentário teve um Veto, tá? É política do Like não permitir divulgação de outros blogs nos comentários,
      se quiser divulgar, pode prencher os dados no “Formulário de Contato”, ok?

      Ah! Mudou o seu e-mail? Tava tão bonitinho o seu logo IFD aparecendo…

      Beijos e Fique com Deus… Sem papinho furado, né?! Rs….

  2. 2
    carla lemes disse:

    Mi…. amei as dicas!
    bjsssssssssss

  3. 3
    Andrea Marina disse:

    Adorei as dicas!

  4. 4

    […] ter cabelos bonitos e saudáveis é preciso ter cuidados diários para … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  5. 5
    DriM disse:

    Todo lugar indica leave-in… mas no meu cabelo, e de algumas amigas, ele fica bom no início, duro no fim do dia, e uma palha no dia seguinte… resseca demais meu cabelo…

1Pingbacks & Trackbacks on Como ter um cabelo saudável e bonito