Maquiagem: Como usar os Corretivos faciais

A nossa colaboradora que sempre faz tutoriais de maquiagens, a Narjara Jamil, fez uma matéria muito legal sobre corretivos faciais. Tenho recebido muitos e-mails perguntando a respeito dos tipos de corretivos faciais, e como a Narjara Jamil tem uma mega experiência como maquiadora, eu pedi e ela prontamente fez uma matéria muito legal!

CORRETIVO:

O corretivo facial suaviza imperfeições. Geralmente é usado nas “Olheiras”, vincos e manchas na pele. Os corretivos faciais servem também para ressaltar ou afinar traços do rosto.
*** O corretivo facial deve ser um tom mais claro que o da pele para melhor resultado (isso quando a pessoa for usar base na maquiagem).

*** Agora, o corretivo facial deve ser do tom da pele quando não for usado base na maquiagem. Quando a pessoa tem muita marcas e manchas ne pele, eu uso um corretivo facial sólido, jogando a base da maquiagem em cima, misturo com um pincel e aplico.
A cobertura fica perfeita!
Os maquiadores não têm uma opinião formada quanto a ordem da aplicação, contudo, eu prefiro usar o corretivo facil após a base quando faço uma maquiagem. Quando usamos antes na maquiagem, na hora de aplicar a base sempre retiramos um pouco do corretivo facial. Hoje em dia existe uma enorme variedade de cores e marcas de corretivos faciais, como: Mac Cosméticos, Dior, Bourjois, ArtDeco, Clinique, YSL, Dior, Lancôme, Boticário, Koloss, Duda Molinos, Dailuss e outras tantas marcas de maquiagens.

Corretivos faciais: como, pra que e por quê?

Corretivo Líquido:
O corretivo facial líquido tem a cobertura médiaque é Ideal para peles maduras. Engraçado que eu ouço demais de pessoas de pele madura falarem que os corretivos líquidos marcam muito, mas é pura ilusão. Só marca se for mal aplicado. Na pele madura, menos é mais. A maquiagem deve ser mesmo só corretiva.

Corretivos faciais: como, pra que e por quê?
Corretivos faciais: como, pra que e por quê?
Corretivos faciais: como, pra que e por quê?

A aplicação do corretivo facial é muito simples, pode ser feita com pincel de cerdas sintéticas ou com suaves batidinhas com o dedo anelar.

Corretivos faciais: como, pra que e por quê?

Jamais esfregue o o produto de maquiagem, quando esfregado, além de estar retirando o que já aplicou, corre o risco de deixar o tom acinzentado.

Corretivo Facial Cremoso: O preferido dos maquiadores porque serve para todo tipo de pele. Conferem uma melhor cobertura, fazendo chegar ao resultado da maquiagem mais rapidamente.
É importante ressaltar que corretivo facial não tampa as rugas e relevos, vai apenas trabalhar a cor. Para aparentar um efeito mais natural, aconselho usar um hidratante. A pele hidratada não deixa aquelas “rachaduras” que por muitas vezes observamos por aí.

Corretivos faciais: como, pra que e por quê?
Corretivos faciais: como, pra que e por quê?
Corretivos faciais: como, pra que e por quê?

Corretivos Faciais Coloridos:

*** Corretivo facial amarelo: Neutraliza manchas marrons;

*** Corretivo facial laranja: cobrir a cor azul e suas subtonalidades (roxo).
Ex: Olheiras profundas e marca de barba (para homens);

*** Corretivo Facial verde: Disfarça manchas vermelhas, como espinhas ou alergias;

*** Corretivo facial vermelho: Neutraliza pontos brancos;

*** Corretivo facial lilás: Ameniza os tons amarelados. Ideal para peles orientais.

Em pessoas que não têm olheiras, quando faço alguma maquiagem uso o corretivo facial lilás como iluminador e funciona super bem. Após a aplicação dos corretivos faciais coloridos, o ideal é usar um do tom da pele por cima.

Corretivos faciais: como, pra que e por quê?

Por fim, quando queremos afinar/ trabalhar profundidade, usamos o corretivo facial um tom mais escuro que o da pele, mas vamos deixar o assunto contorno da face para um outro post.

E aí, gostaram da matéria sobre corretivos faciais?
Esperamos que vocês tenham suas dúvidas sanadas (como dizem) e se ainda quiserem perguntar alguma coisa, deixem aqui suas questões.

Beijos

Narjara Jamil e Marilene Sales

47 Comments on Maquiagem: Como usar os Corretivos faciais

  1. 41
    Morena Flor disse:

    Nóssa amei essa página, pois eu tinha lá minhas dúvidas sobre o uso do corretivo. E gostei de saber q eu pósso sim usar sobre a maquiagem, pois tenho manchas peqnas e marrons nas maçãs do rosto, e toda vez q passo o corretivo após a base, acabo retirando um pouco o corretivo. mais pude perceber q: usando após, o resultado é bem melhor. No meu caso a minha base é filtro. pois não uso maquiagem. comprei um blusch masss… ainda não aprendi q usa-lo com o corretivo. Parabéns pela página. Valeuuuuu