O que são estrias? Por que elas surgem? Você sabe?

Hoje em dia até crianças tem estrias. Mas o que são estrias?

O que são estrias?

Quando há um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade), surgem as horrendas estrias.
Graças a Deus não só as mulheres e meninas sofrem desse mal, mas os homens também, que pode acontecer em idade adulta ou durante a adolescência.

Na época da gestação, muitas mulheres ficam cheias de estrias na barriga e nos seios.
Existem várias causas que levam a formação das estrias: obesidade, qualidade do tecido conjuntivo, crescimento repentino, hereditariedade, alterações hormonais, gravidez e efeito sanfona.

Tentando detalhar um pouco….

1. Produção hormonal: o aumento na produção do hormônio estrógeno na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez este fenômeno é agravado pelo estiramento da pele. Quando por exemplo a gestação ocorre durante a adolescência, onde estes dois fatores (hormônios mais estiramento da pele) ocorrem de forma congruente, torna-se quase inevitável o surgimento de estrias, por isto nestes casos a prevenção precisa ser redobrada.

2. Uso de medicamentos: o uso de medicamentos que alteram a hidratação normal da pele, como no caso dos corticóides de via oral ou aplicação tópica prolongada.
Os corticóides aumentam a retenção de líquidos, ocasionando a formação de edemas pelo corpo o que leva a uma diminuição da elasticidade da pele e conseqüentemente torna-a mais propensa ao estiramento das fibras elásticas.

3. Crescimento acelerado: o estiramento da pele também pode ocorrer devido ao crescimento acelerado entre os 12 e 16 anos. É muito comum nesta fase o surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes.

4. Efeito sanfona: emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas vezes a pele não resiste ocasionando o surgimento das estrias.

5. Predisposição genética: caso sua avó ou sua mãe tiveram estrias, você tem uma grande probabilidade de tê-las, pois certamente é uma característica genética a nível do tecido.

6. Esforço excessivo para ganhar massa muscular: não é raro observar praticantes de atividade física com diversas estrias espalhadas pelo corpo. Muitas vezes a alimentação inadequada, associada a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.

Os tipos de estrias:

Existem vários estágios no processo de formação das estrias.
Em um estágio inicial as estrias são de cor rosada. Nesta fase, o tratamento pode atingir até 100% de resultados, pois o tecido tem ainda uma enorme capacidade regenerativa.

Com o tempo as estrias começam a alongar-se e tornam-se arroxeadas. Neste estágio a chance de sucesso no tratamento diminui, mas ainda é significativa.

Quando as estrias assumem um tom branco-nacarado elas já estão mais largas, têm de 2mm a 4 mm. São as mais difíceis de tratar.


Quais os tratamentos para estrias?

Só um especialista pode determinar o tratamento mais adequado para o seu caso. Muitas vezes a associação de vários procedimentos é o melhor caminho. A quantidade de sessões varia conforme o caso, segundo explicam os dermatologistas.

Mas você pode fazer…

Uma boa Hidratarção: ideal para as estrias em estágio inicial. Associada a (automassagem) e ao peeling químico. Os cremes para assegurarem uma boa hidratação devem ter óleos vegetais (amêndoas), colágeno, elastina, lipossomas e outros agentes hidratantes.
Microdermoabrasão: a microdermoabrasão é peeling mecânico que utiliza microcristais de sílica e óxido de alumínio. Faz uma descamação suave com escoriações, o que estimula a regeneração da pele formando novas fibras de colágeno e elastina. As estrias tornam-se mais finas e menos aparentes.

Estimulação elétrica: a aplicação de microcorrentes, através de punturas em vários pontos da estria.

Mesoterapia: injeções de várias substâncias que contenham uma mistura de ácidos (retinóico, glicólico, ascórbico), que visam melhorar a qualidade da pele, por meio de uma retração das estrias.

Aplicação de ácidos:
os ácidos normalmente utilizados no tratamento das estrias são o retinóico e o glicólico. O ácido glicólico promove uma leve exfoliação da pele, o que estimula a microcirculação e a produção de novas fibras de colágeno. O ácido glicólico a 70% (sob indicação médica) penetra na derme superficial, reorganizando-a O ácido retinóico assemelha-se à atuação do ácido glicólico. Porém como possui uma molécula maior, a descamação é mais intensa, causando uma pequena retração na epiderme e na derme superficial.

Mas você pode previnir as estrias…

Diz um ditado popular que: “Prevenir é o melhor remédio”. Seguir este ensinamento certamente é o melhor tratamento quando falamos sobre estrias.

Existem duas maneiras básicas e simples de prevenir o surgimento das estrias.
A primeira maneira de prevenção e de tratamento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente.
A segunda maneira, não menos importante está relacionada a bons hábitos alimentares
.

O primeiro cuidado que precisamos ter para prevenir o surgimento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente. Se você tem uma tendência a ter estrias é necessário que este hábito se transforme em um ritual diário. Utilizar bons cremes com bases hidratantes, ricos em colágeno, elastina, óleos vegetais e outros agentes hidratadores é essencial à saúde da pele e certamente lhe garantirá excelentes resultados.

Os hábitos alimentares, garantem ao nosso organismo a capacidade de renovação celular e conseqüentemente favorece ao surgimento de um tecido mais firme e de maior qualidade que suporte às oscilações de peso, alterações hormonais dificultando desta forma o surgimento de estrias.

Uma alimentação de qualidade para prevenção de estrias dever ser composta minimamente de dois compostos. O primeiro deles é o COLÁGENO e o segundo seria a VITAMINA C. as razões para que a alimentação seja rica em colágeno são mais do que evidentes, pois quando falamos em estrias o colágeno é praticamente um sinônimo.
O colágeno garante a nossa pele a elasticidade natural o que não permite o estiramento da mesma e conseqüentemente não permite a formação das estrias. O colágeno deve ser consumido diariamente (duas a três vezes) ao dia, de modo que forneça um aporte necessário ao nosso organismo. O colágeno serve não somente para a prevenção de estrias, como também deve ser consumido mediante o tratamento de estrias quando ( peelings), de modo que a renovação das fibras colágenas da pele sejam mais rapidamente reestruturadas.

Atualmente, temos a disposição para o mercado consumidor o colágeno hidrolisado que é um excelente produto capaz de suprir as necessidades diárias de colágeno.

Em relação a vitamina C, não podemos deixar de falar a respeito dela, tendo em vista que a vitamina C é indispensável para a síntese de fibras colágenas da pele. Para se obter a síntese de colágeno endógeno precisamos incorporar o hábito de ingerir vitamina C diariamente.
A vitamina C, juntamente coma ingestão de colágeno garantem a nossa pele o viço necessário para prevenção das estrias.

Agora, eu falo sobre mim:

Eu tive um problema na tireóide que “supostamente” deu hipotereoidismo, mas como fiquei curada os médicos dizem que eu tive na realidade uma Tireoidite.
O tratamento do Hipotireoidimos e da Tireoidite são os mesmos e as consequências idem, Ganho de peso absurdamente rápido. Dizem que a Hipotireoidismo que não tem cura.
Bom, isso para os médicos, pois para Jesus tudo tem jeito.

Eu ganhei absurdamente Muito peso, vocês não tem noção! Aos 27 anos eu vestia 34 – 36 da Cantão (quem é do RJ sabe que loja é. Não sei se tem fora do RJ.) E do nada eu passei a vestir 46 sem poder comprar roupa onde eu mais gostava, imaginem como eu fiquei?

Ainda estou muito acima do meu peso, pois o meu metabolismo ficou extremamente lento, além disso adquiri uma alergia que às vezes tomo corticóide, mas eu creio que quando eu menos esperar estarei 100% normal.

Vocês devem estar imaginando que devido ao título eu sou recheada de estrias, né?
Erraram.
Eu não tive uma estria se quer devido a Hipotireoidismo ou aos corticóides. As únicas que eu tenho são uma em cada coxa, bem entre as pernas. Essas eu tenho desde os meus 14 anos quando comecei a fazer musculação.
Quando elas surgiram, elas coçaram muito, mas minha mãe me proibia de coçar e me fazia passar um hidratante que vivia na geladeira.
Só tenho essas duas, graças a Deus.

Acho que devido eu gostar muito de laranja, que é fonte de vitamina C, e ter comido muita gelatina, isso me fez não ter Estrias.
A minha mãe tem pouquíssimas e minhas irmãs também tem… A Genética pode ter ajudado, mas se fosse assim mesmo, era para eu ter algumas pelo menos.

Fica a minha dica: Chupem laranja, tomem suco de laranja, acerola, limonada, kiwi, caju, etc…
Comam bastante gelatina e não esqueçam: Bebam bastante água!

Beijos e até o próximo post

Marilene Sales

Fonte: Yahoo Answers

11 Comments on O que são estrias? Por que elas surgem? Você sabe?

  1. 1

    Marilene, Parabens, tem selinho pra você no meu blog! ;D

    beijos

  2. 2
    Adriana Gama disse:

    Oi Mari, olha adorei esse post, eu tenho estrias da adolescência, bem onde vc comentou, na panturrila (pouco), glúteos, e costas, essas me incomodam muito, acho que é pior do que celulite viu, oh negocinho dificil de tratar, as minhas infelizmente já estão brancas, devido a falta de cuidados da aborrecência rsrs, e olha, assim como a pele do rosto, a do corpo segue o mesmo ritual todos os santos dias, pra pelo menos camuflar as estrias, esfolio o corpo duas vezes por semana, e passo muito óleo de amêndoas, daqueles grossinhos mesmo, sabe? E realmente, posso estar morta de cansada, mas não deixo de fazer esse ritual. Nunca! Dizem que o sol queima as estrias, mas só em peles brancas, e realmente isso funciona sim viu, meu irmão também tinha estrias nas costas, iguais a minhas, foi só ele ir pra praia que com o passar do tempo, elas foram sumindo, hoje,não tem mais nenhuma, só pequenas marquinhas, que por ser homem e não ter cuidados diários, ficaram na pele. Outro dia fui falar pra ele, toda empolgada, que as estrias tinham sumido das suas costas, ai ele me responde com “Sei lᔬ¬, homens, rsrsrs.
    Agora esta faltando eu ir a praia pra testar se funciona mesmo. =D

    Estrias, são um saco viu, e haja paciência pra tratar. ¬¬

  3. 3
    Vivian MK disse:

    Adorei o Posto!
    Infelizmente eu sofro desse mal rssss
    recentemete me passaram uma “receita” que é usada por um cirurgião plástico bem conceituado em Minas Gerais com produtos da MK que tem obtido otimos resultados nas pacientes!
    vou testar e ver no que dá!

  4. 4
    Joana disse:

    Infelismente tenho, são por causa de medicamentos, segundo os medicos, pois sou muito alergica e desde de criança tenho que de vez em qdo tomar anti alergicos, sofro terrivelmente com este mal, apesar de ter um bio tipo normal, acho que as minhas são as mais feias que ja vi, que horror, k, mas tenho que conviver com elas, fazer o que? Mas olha Mari adorei o seu post e sempre que posso fico na net procurando algo sobre as estrias, e graças a Deus vc não tem e feliz da mulher que não tem, bjss

    • 4.1

      Joana, tudo bem?

      Eu também ESTOU alérgica e sempre tomo Corticóide com Fernegan quando tô em crise,
      e mesmo assim, não tenho estrias.

      Acho que a vitamina C ajuda muito! Eu diariamente tomo.

      beijos

  5. 5
    Glaucia Glenn disse:

    Nossa, amei essa matéria, tudo muito bem explicado!

    Parabéns!

    Bjus!

  6. 6
    Anágela disse:

    Tenho 12 anos e já tenho estrias… af.. é o FIM !
    Estou fazendo tratamento com ácidos, a dermatologista me passou, mas, não está dando muito resultado pq eu coço as estrias, e isso naaum pode !

    :D

  7. 7
    estrias disse:

    Adorei o artigo!

  8. 8
    AleCarnevalli disse:

    Adorei essa matéria Mari, eu tenho estrias, começou aos 13 qdo estava no ballet, depois tive mais algumas na cintura, dos meus 30 kilos q eu ganhei na gravidez … já fiz tratamento com uma dermatologista, agora estou usando o Bepantol, indicação em um video no Ytambém, vamos ver se pelo menos dá uma amenizada.

    Bjksss